PATRIMÔNIO IMATERIAL, PERFORMANCE CULTURAL E (RE)TRADICIONALIZAÇÃO

Os artigos contidos nesta publicação constituem a memória do Seminário Nacional Patrimônio Imaterial, Performance Cultural e (Re)tradicionalização, promovido em agosto de 2003 pelo Núcleo Transdisciplinar de Estudos sobre a Performance – TRANSE/CEAM/UNB.
A realização do seminário partiu do interesse dos colaboradores do Núcleo em abrir um fórum de debates entre pesquisadores acadêmicos e não acadêmicos, artistas e técnicos do campo patrimonial e produtores culturais para refletir sobre a política de Patrimônio Imaterial e sua interface com outras esferas da produção cultural. Procurou-se abordar os temas sob uma perspectiva transversal e que permitisse expandir as concepções de performance, patrimônio e tradição, de modo que colocássemos essas em franco diálogo.
Dada a amplitude interpretativa que possui cada uma das concepções acima – o que as tornam juntamente com a de identidade, palavras-chave que estruturam a teoria social na pós-modernidade – o leitor verá que trata-se de um exercício interessante colocá-las em interação. No caso desta publicação, a interação visada apresenta-se no conjunto de artigos que a constitui.
De todo modo, o livro Patrimônio Imaterial, Performance Cultural e (Re)tradicionalização expressa, em alguma medida, o quão produtivo e excitante foi o seminário para os participantes. Reconhecida a excelência de seu conteúdo, certamente se tronará uma referência nos respectivos campos de estudo e atuação: do patrimônio e da performance, nas ciências sociais e nas artes.